Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
- O texto está em espaço entrelinhas 1,5, usa fonte Time New Roman de 12 pontos, emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL) e as figuras e tabelas estão inseridas no texto em vez de no final do documento, na forma de anexos.
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, nomeado com as quatro primeiras palavras do título do artigo.
- A identificação do autor foi removida das propriedades do arquivo (ver procedimento no item 2 das Diretrizes para Autores).
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
- Em caso de autocitação, os autores do artigo excluíram - tanto do corpo do texto quanto da lista de referências - seus nomes e o título do texto citado, substituindo-os pelo termo "Autor".
- URLs para as referências foram informadas quando possível.
- Sendo o trabalho aprovado para publicação, o(s) autor(es) concordam com a automática cessão de direitos autorais à Atuação: Revista Jurídica do Ministério Público Catarinense.
Diretrizes para Autores
1 Diretrizes gerais
Os artigos submetidos à Atuação: Revista Jurídica do Ministério Público Catarinense deverão versar sobre matérias jurídicas inerentes aos interesses tutelados pelo Ministério Público e/ou às funções institucionais a ele atribuídas pela Constituição da República e por leis infraconstitucionais, sendo exigidos o ineditismo e a observância das normas editoriais.
Não será aceito para avaliação, simultaneamente, mais de um artigo com um mesmo autor. Caso venha a ser submetido um novo artigo que tenha um autor/coautor que já possua um artigo em avaliação pela Atuação, este novo artigo será rejeitado preliminarmente pelo Conselho Editorial.
Os textos deverão ser redigidos em língua portuguesa e conter - incluindo citações, notas e referências bibliográficas - no mínimo 15 e no máximo 30 páginas.
A submissão de trabalhos deverá ser feita exclusivamente no site da revista. Os autores interessados em publicar na Atuação devem, portanto, cadastrar-se no site e seguir os passos para a submissão de trabalhos dentro da plataforma. É necessário que os arquivos de texto enviados estejam em extensão compatível com o pacote Microsoft Office (.doc ou .docx).
Após a submissão, os artigos passarão por uma avaliação preliminar pelo editor-chefe e, em caso de deferimento, por um processo de avaliação duplo-cega por pares (double-blind review), o qual levará em conta a política editorial da revista e o atendimento aos critérios para submissão.
Ressaltamos, por fim, que as interpretações e opiniões contidas nos artigos da revista são de exclusiva responsabilidade de seus autores.
2 Normas de padronização
O artigo original deve ser enviado em arquivo sem indicação de autoria, nomeado com as primeiras quatro palavras do título do artigo.
A fim de garantir a integridade da avaliação por pares duplo-cega para a Atuação, é necessário remover a identificação do(s) autor(es) das propriedades do arquivo por meio do seguinte procedimento: Abra a guia Arquivo no Microsoft Word e escolha o quadro "Verificando se há problemas". Escolha a opção "Inspecionar documento". Na janela que abrirá, mantenha selecionada apenas a opção "Propriedades do documento e Informações pessoais" e clique em "Inspecionar". Em seguida, clique em "Remover tudo" e "Fechar".
A apresentação dos artigos, em linhas gerais, deve seguir as orientações da NBR 6022, da Associação Brasileira de Normas Técnicas. Especial atenção deve ser dada aos seguintes pontos:
A ordem dos diversos elementos que compõem um artigo é a seguinte:
- pré-textuais: título (e subtítulo) em língua portuguesa; título (e subtítulo) em língua inglesa; resumo em português; abstract em língua inglesa; palavras-chave em português; keywords em língua inglesa;
- textuais: introdução; desenvolvimento; conclusão/considerações finais;
- pós-textuais: referências; glossário; apêndices; anexos.
Os dados sobre a autoria, contendo nome completo de todos os autores, titulação máxima de cada autor (bem como titulação em andamento, quando houver) e os respectivos endereços eletrônicos de todos os autores, devem ser enviados separadamente em arquivo específico, em formato PDF, conforme o seguinte modelo:
D A D O S D E A U T O R I A
Primeiro autor |
|
Nome completo |
|
Titulação mais alta concluída / Nome do Curso/Programa de Pós-Graduação / Instituição de Ensino Superior (IES) |
Ex.: Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). |
Titulação em andamento (se houver) / Nome do Curso/Programa / IES |
Ex.: Doutorando em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). |
Vinculação acadêmica ou profissional |
Ex.: Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito Processual da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). |
|
|
Segundo autor (se houver) |
|
Nome completo |
|
Titulação mais alta concluída / Nome do Curso/Programa de Pós-Graduação / Instituição de Ensino Superior (IES) |
|
Titulação em andamento (se houver) / Nome do Curso/Programa / IES |
|
Vinculação acadêmica ou profissional |
|
|
|
Terceiro autor (se houver) |
|
Nome completo |
|
Titulação mais alta concluída / Nome do Curso/Programa de Pós-Graduação / Instituição de Ensino Superior (IES) |
|
Titulação em andamento (se houver) / Nome do Curso/Programa / IES |
|
Vinculação acadêmica ou profissional |
|
|
|
A numeração dos elementos textuais deve seguir as orientações da NBR 6024 (cf. seção 2.1, adiante).
O resumo e as palavras-chave devem ser redigidos de acordo com a NBR 6028 (cf. seção 2.2, adiante).
Citações e referências devem seguir as orientações da NBR 10520 e da NBR 6023, respectivamente (cf. seção 2.3, adiante).
No caso de citações diretas em língua estrangeira, o autor deve propor uma tradução livre para o corpo do texto, sucedida da expressão "tradução nossa" entre parênteses, e apresentar o texto original equivalente, em língua estrangeira, em nota de rodapé, precedida pela expressão "No original:".
Deve-se atentar, ainda, aos seguintes aspectos gerais de apresentação:
- folha em tamanho A4, com orientação “retrato”;
- margens superior e esquerda com 3 cm, inferior e direita com 2 cm;
- fonte Times New Roman, tamanho 12, para o texto principal, e tamanho 11 para citações longas;
- espaçamento entrelinhas de 1,5;
- paragrafação com recuo na primeira linha de 1,25 cm, alinhamento justificado, sem espaços entre parágrafos;
- termos estrangeiros grafados em itálico, sem aspas;
- elementos destacados no texto também em itálico.
2.1 Divisão e numeração de seções
A numeração de seções deve seguir o disposto na NBR 6024, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, com atenção aos seguintes pontos:
1. os itens pré-textuais devem seguir a ordem título em língua portuguesa, título em língua inglesa, resumo em português, palavras-chave em português, resumo em inglês (abstract), palavras-chave em inglês (keywords);
2. apenas a inicial dos itens pré-textuais deve estar em maiúscula (não utilizar caixa alta);
3. as seções devem ser ordenadas da seguinte forma: introdução (sem divisões internas, iniciando a numeração das seções), desenvolvimento (seções numeradas conforme a hierarquia do conteúdo do artigo), considerações finais e referências;
4. a seção de referências (assim como glossários, apêndices e anexos, caso houver) não recebe numeração;
5. os títulos numerados não recebem nenhum símbolo que os separe da numeração. Ex.: 2 Título ou 2.1 Título ou 2.1.1 Título;
6. as seções podem ser subdivididas, no máximo, até o nível terciário. Ex.: 4.1.1 ou 5.2.4;
7. não deve haver dois títulos seguidos, sem a presença de pelo menos um parágrafo entre eles;
8. não deve ser aberta seção (ou subseção) inferior a três parágrafos.
2.2 Resumo e palavras-chave (abstract e keywords)
A redação dos resumos e das palavras-chave deve seguir o que determina a NBR 6028, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, levando-se em conta, particularmente, as seguintes orientações:
1. o resumo deve ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do estudo;
2. o resumo deve ser composto de um parágrafo único, em uma sequência de frases concisas, afirmativas, e deve ter uma extensão de 100 a 250 palavras;
3. deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular;
4. as palavras-chave (entre 3 e 5) devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão "Palavras-chave:", separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto;
5. o conteúdo do abstract e das keywords deve corresponder exatamente ao conteúdo do resumo e das palavras-chave, respectivamente.
2.3 Citações e Referências
A elaboração de citações e referências deve seguir, respectivamente, o disposto na NBR 10520 e na NBR 6023, da Associação Brasileira de Normas Técnicas. Como há as regras específicas para as diferentes possibilidades de citações e referências, sugerimos que as referidas normas sejam consultadas sempre que necessário.
Ressaltamos, porém, que as citações deverão seguir o padrão autor-data, ou seja, indicando-se autor, ano e página de cada citação no corpo do texto.
Quanto à disposição das referências, lembramos que elas deverão ser listadas em ordem alfabética pelo sobrenome do autor, alinhadas apenas à esquerda, com espaço entrelinhas simples e separadas entre si pelo espaço de uma linha. Deve ser utilizado o recurso tipográfico do itálico para destacar o título nas referências.
3 Observações sobre os procedimentos para envio do artigo e dos dados de autoria
Primeiramente, realize seu cadastro no site da revista, preenchendo seus dados de identificação.
Ao final, você verá a mensagem: “Obrigado por se registrar! O que você gostaria de fazer agora?”. Para enviar um artigo para avaliação, clique na opção Fazer um Novo Envio.
No passo de Transferência do manuscrito, primeiramente, escolha a opção Texto do artigo sem identificação de autoria e anexe o arquivo já nomeado com as primeiras quatro palavras do título do artigo.
Clique em Continuar e, em seguida, na guia 2. Metadados, clique no botão Editar e apague o nome dos autores (que o sistema terá acrescentado automaticamente).
Na guia 3. Finalização, antes de concluir, você deve enviar o arquivo com os Dados de Autoria. Para isso, clique no botão Enviar um Novo Arquivo.
Selecione a opção Dados de Autoria, anexe o arquivo PDF organizado conforme o modelo apresentado no item 2 das Diretrizes para Autores. Por fim, siga os passos normalmente. Observação: No nome do arquivo dos Dados de Autoria, não é necessário apagar os nomes dos autores.
4 Referências
Todos os documentos mencionados no texto – e apenas os documentos mencionados no texto – devem constar nas referências de acordo com o disposto na NBR 6023 da ABNT. Para auxiliar os autores na composição das referências, estão reproduzidos exemplos a seguir:
a) Livros (manual, guia, catálogo, enciclopédia, dicionário, trabalhos acadêmicos):
Impressos. Exemplos:
AMARAL, Jorge Augusto Pais do. Direito processual civil. 10. ed. Coimbra: Almedina, 2011. 100 p.
MAZZILLI, Hugo Nigro. Regime jurídico do Ministério Público: análise do Ministério Público na Constituição, na Lei Orgânica Nacional do Ministério Público, na Lei Orgânica do Ministério Público da União e na Lei Orgânica do Ministério Público paulista. 8. ed. rev., ampl. e atual. São Paulo: Saraiva, 2014. 751 p.
Eletrônicos. Exemplos:
BRASIL. Combate a Cartéis e Programa de Leniência. 3. ed. Brasília: Ministério da Justiça, 2009. (34 p.). Coleção SDE/CADE. Disponível em: http://www.cade.gov.br/acesso-a-informacao/publicacoes-institucionais/documentos-da-antiga-lei/cartilha_leniencia.pdf. Acesso em 19 jul. 2019.
CENTRO DE INTEGRAÇÃO EMPRESA-ESCOLA – CIEE. O poder de investigação do Ministério Público. São Paulo: CIEE, 2012. 54 p. Disponível em: http://www.mpsp.mp.br/portal/page/portal/noticias/publicacao_noticias/2013/fevereiro_2013/Livro_Ciee_Marcio_Fernando_Elias_Rosa.pdf. Acesso em: 19 jul. 2019.
b) Coletâneas. Exemplos:
ALONSO JUNIOR, Hamilton. A valoração probatória do inquérito civil e suas consequências processuais. In: MILARÉ, Edis. (coord.). Ação civil pública: Lei 7.347/85 – 15 anos. 2. ed. São Paulo: Ed. Revista dos Tribunais, 2002.
ARANTES, Rogério. O Ministério Público e corrupção política em São Paulo. In: SADEK, Maria Tereza (org.). Justiça e cidadania no Brasil. São Paulo: IDESP, 2000.
c) Periódicos:
Impressos. Exemplo:
HOFF, Flávio Fonseca. A absolvição por clemência no Tribunal do Júri. Atuação: revista jurídica do Ministério Público Catarinense, Florianópolis, v. 12, n. 27, p. 35-51, jul./dez. 2015. Florianópolis: PGJ ; ACMP, 2015.
Eletrônicos. Exemplo:
ARANTES, Rogério Bastos. Direito e política: o Ministério Público e a defesa dos direitos coletivos. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 14, n. 39, p. 83-102, fev. 1999. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbcsoc/v14n39/1723. Acesso em: 19 jul. 2019.
ROSA, Lucia Cristina dos Santos; CAMPOS, Rosana Teresa Onocko. Saúde mental e classe social: CAPS, um serviço de classe e interclasses. Serviço Social & Sociedade, São Paulo, n. 114, p. 311-331, abr./jun. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-66282013000200006&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 19 jul. 2019.
d) Atos normativos. Exemplos:
BRASIL. Decreto-lei n° 3.689, de 3 de outubro de 1941. Código de Processo Penal. Brasília, DF: Presidência da República, [2018]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del3689.htm. Acesso em: 19 jul. 2019.
BRASIL. Lei n° 7.347, de 24 de julho de 1985. Lei da Ação Civil Pública. Brasília, DF: Presidência da República, [2015]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCivil_03/leis/L7347orig.htm. Acesso em: 19 jul. 2019.
e) Projetos de lei. Exemplos:
BRASIL. Câmara dos Deputados. Projeto de Lei da Câmara dos Deputados nº 41/2010. Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5º, no inciso II do § 3º do art. 37 e no § 2º do art. 216 da Constituição Federal; altera a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990; revoga a Lei nº 11.111, de 5 de maio de 2005, e dispositivos da Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991; e dá outras providências. Brasília, 26 out. 2011. Disponível em: http://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/96674. Acesso em: 19 jul. 2019.
BRASIL. Congresso Nacional. Projeto de Lei nº 6.793/2006, versão final. Dá nova redação ao art. 2º da Lei no 8.072, de 25 de julho de 1990, que dispõe sobre os crimes hediondos, nos termos do art. 5o, inciso XLIII, da Constituição Federal. Disponível em: http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=382965&filename=PL+6793/2006. Acesso em: 19 jul. 2019.
f) Jurisprudência:
Impressa. Exemplos:
BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Súmula no 14. Arbitrados os honorários advocatícios em percentual sobre o valor da causa, a correção monetária incide a partir do respectivo ajuizamento. In: BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Súmulas. São Paulo: Associação dos Advogados do Brasil, 1994. p.16.
Eletrônica. Exemplos:
BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Habeas Corpus no 97.976 MC/MG. Vedação legal absoluta, em caráter apriorístico, da concessão de liberdade provisória. Lei de drogas (art. 44). Inconstitucionalidade. Relator: Ministro Celso de Mello, 09 de março de 2009. Diário de Justiça Eletrônico: Brasília, DF, 12 de março de 2009. Disponível em: http://www.stf.jus.br/portal/jurisprudencia/listarJurisprudencia.asp?s1=((97976.NUME.%20OU%2097976.DMS.))%20 NAO%20S.PRES.&base=baseMonocraticas. Acesso em: 19 jul. 2019.
g) Notícias eletrônicas. Exemplos:
COSTA, Rodolfo. Ministério da Justiça fortalece consumidor.gov para diminuir conflitos de consumo. Correio Braziliense. Brasília, DF, 12 mar. 2016. Disponível em: http://blogs.correiobraziliense.com.br/consumidor/ministerio-da-justica-fortalece-consumidor-gov-para-diminuir-conflitos-de-consumo/. Acesso em 19 jul. 2019.
PORTAL DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA. Publicações de Repetitivos e IACs, Jurisprudência em Teses e Súmulas Anotadas têm novo formato. Superior Tribunal de Justiça. Brasília, DF, 22 jul. 2019. Disponível em: http://www.stj.jus.br/sites/portalp/Paginas/Comunicacao/Noticias/Publicacoes-de-Repetitivos-e-IACs-Jurisprudencia-em-Teses-e-Sumulas-Anotadas-tem-novo-formato.aspx. Acesso em: 22 jul. 2019.
5 Direitos autorais e propriedade intelectual
A Atuação: Revista Jurídica do Ministério Público Catarinense adota a política de acesso aberto livre, de acordo com a licença CC BY 4.0 da Creative Commons, visando à ampla disseminação do conhecimento.
Em respeito à Lei n. 9.610/1998, ao Código Penal (art. 184) e às diretrizes do Committee on Publication Ethics, a Atuação não aceitará, sob hipótese alguma, a apropriação, no todo ou em partes, da produção intelectual de outrem sem a devida atribuição de autoria.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.