Direitos trabalhistas e dignidade da pessoa humana: uma perspectiva frente ao sistema interamericano de direitos humanos

Palavras-chave: Dignidade da pessoa humana, Fiscalização internacional, Globalização, Relações laborais

Resumo

O presente artigo objetivou contextualizar conceitos de direitos humanos, fundamentais e laborais frente ao Sistema Interamericano de Direitos Humanos – SIDH. A intenção foi demonstrar que o âmbito do trabalho integra direitos basilares do ser humano e que os casos (assim chamados pelo próprio SIDH) que envolvam desrespeito a direitos laborais também possuem legitimidade para serem levados ao crivo do Comitê Interamericano de Direitos humanos – CIDH. Na atual sociedade multiglobalizada e dinâmica, novas perspectivas são introduzidas ao contexto das relações laborais a todo momento. Assim, a possibilidade de utilização de mais mecanismos de fiscalização quanto à garantia de direitos mínimos já consolidados é de grande valia. A pesquisa utilizou as metodologias dedutiva e histórico-bibliográfica para perceber a contextualização dos direitos mencionados, a qual é caminho natural da própria evolução de valores na relação trabalhista, e a possibilidade de garantia de direitos trabalhistas pelo SIDH, acarretando maior segurança aos empregados e empregadores, com reflexos positivos em toda sociedade.

Biografia do Autor

Daniel Barile da Silveira, Universidade de Marília

Pós-Doutorando em Democracia e Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra, Portugal (Ius Gentium Conimbrigae​). Doutor e Mestre em Direito pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (FD-UnB). Professor do Programa de Doutorado e Mestrado em Direito da Unimar (Universidade de Marília). Professor do Programa de Pós-Graduação e do Curso de Graduação em Direito do UniToledo (Centro Universitário Toledo - Araçatuba/SP). É Advogado e Consultor Jurídico em Direito Público, sócio do Escritório Barile, Barros e Xavier Advogados. Email: danielbarile@hotmail.com. Fluência em inglês e espanhol. Áreas de interesse: D. Direitos Fundamentais, D. Humanos e Constitucional. 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8691251635146768

Bruno Henrique Martins Pirolo, Universidade de Marília

Especialista em Direito Previdenciário; Especialista em Direito Constitucional Contemporâneo; Mestrando no Programa de Mestrado da UNIMAR/SP; docente do curso de Graduação em Direito da Faculdade Dom Bosco – C. Procópio/PR; advogado; e-mail: brunopirolo@hotmail.com

Referências

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal. Disponível em: . Acesso em: 15 jul. 2017.BOBBIO, Norberto. Era dos direitos. São Paulo: Campus, 1992.

CANOTILHO, José Joaquim Gomes. Direito Constitucional e teoria da constituição. 7. ed. Coimbra: Almedina, 2003.

CONVENÇÃO AMERICANA DE DIREITOS HUMANOS. Pacto de San Jose. 1969. Disponível em: Acesso em: 10 jul. 2017.

DELGADO, Mauricio Godinho. Curso de Direito do Trabalho. 8. ed. São Paulo: Ltr. 2009.

HABERMAS, Jürgen. Direito e democracia: entre faticidade e validade. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997. v. 1

MARTINS, Sergio Pinto. Direito do Trabalho. 31. ed. São Paulo: Atlas, 2015.

MARTINS, Sergio Pinto. Instituições de Direito Público e Privado. 14. ed. São Paulo: Atlas, 2014.

MAZZUOLI, Valerio de Oliveira. Curso de Direito Internacional público. 9. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2015.

OLIVEIRA, Lourival José de. Direito do Trabalho segundo o princípio da valorização do trabalho humano. São Paulo: LTR, 2011.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Carta. 2017a. Disponível em: Acesso em: 10 jul. 2017

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. História. 2017b. Disponível em: Acesso em: 10 jul. 2017.

ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS. Carta da Organização dos Estados Americanos. 2017a. Disponível em:. Acesso em: 10 jul 2017.

ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS. Quem somos? 2017b. Disponível em: . Acesso em: 10 jul. 2017.

ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO. Convenção da OIT. 2017. Disponível em: Acesso em: 10 jul 2017.

PIOVESAN, Flavia. Temas de Direitos Humanos. 8. ed. São Paulo: Saraiva, 2015

PIROLO, Bruno Henrique Martins; OLIVEIRA, Lourival José de. Reforma Trabalhista e negociação coletiva: violação a direitos fundamentais. Revista de Direitos Fundamentais nas relações de trabalho, Maranhão, v. 3, n. 2, p. 1-22, jul/dez. 2017. Disponível em: . Acesso em: 16 abr. 2018.
Publicado
2018-05-30
Como Citar
DA SILVEIRA, D.; MARTINS PIROLO, B. Direitos trabalhistas e dignidade da pessoa humana: uma perspectiva frente ao sistema interamericano de direitos humanos. Atuação: Revista Jurídica do Ministério Público Catarinense, v. 13, n. 28, p. 278-294, 30 maio 2018.
Seção
Dossiê