A negativa de matrícula de aluno com deficiência em estabelecimentos da rede particular de ensino: uma análise à luz da responsabilidade da pessoa jurídica
Português
Resumo
O presente artigo tem como objetivo verificar a responsabilidade criminal da negativa de matrícula de aluno com deficiência em estabelecimentos da rede particular de ensino à luz da responsabilidade da pessoa jurídica. As hipóteses levantadas foram no sentido de ser ou não possível a responsabilidade da pessoa jurídica e/ou dos sócios-proprietários e/ou dos sócios-administradores, diretores e funcionários do estabelecimento de ensino. O estudo, baseado no método dedutivo e na pesquisa bibliográfica em doutrinas, iniciou tratando sobre o Estatuto da Pessoa com Deficiência e a previsão do crime de negativa de matrícula a aluno com deficiência. Em seguida, trouxe conceitos a respeito da autoria e da participação delitivas. Após, trabalhou a questão da (im)possibilidade da responsabilidade criminal da pessoa jurídica no ordenamento jurídico nacional. No decorrer do artigo, verificou-se que somente em casos de crimes ambientais e econômicos a doutrina majoritária é favorável à responsabilidade criminal da pessoa jurídica, sendo que, para a imputação criminal da negativa de matrícula ao aluno com deficiência, há a necessidade da comprovação do liame subjetivo entre o fato e o agente, sendo vedada a responsabilidade criminal objetiva aos sócios-proprietários, administradores e diretores do estabelecimento de ensino.
Referências
BITENCOURT, Cezar Roberto. Tratado de Direito Penal: parte geral. 16. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.
BRODT, Luís Augusto Sanzo; MENEGHIN, Guilherme de Sá. Responsabilidade penal da pessoa jurídica: um estudo comparado. Revista dos Tribunais, São Paulo, v. 104, n. 961, p. 245-273, nov. 2015.
COSTA, Danilo Miranda. Criminalidade de empresa: sintomas e alternativas às dificuldades de responsabilização penal individual por ilícitos cometidos no âmbito da atividade empresarial. Revista Brasileira de Ciências Criminais, São Paulo, v. 23, n. 114, p. 243-277, maio/jun. 2015.
DOTTI, René Ariel. Curso de Direito Penal: parte geral. 4. ed. atual. e ampl. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2012.
FARIAS, Christiano Chaves de; CUNHA, Rogério Sanches; PINTO, Ronaldo Batista. Estatuto da pessoa com deficiência comentado artigo por artigo. Salvador: Editora JusPodivm, 2016.
GRECO, Rogério. Curso de direito penal: parte geral. 18. ed. Rio de Janeiro: Impetus, 2016.
MACHADO, Hugo de Brito. Responsabilidade penal no âmbito das empresas. In: Direito penal empresarial. São Paulo: Dialética, 2001. p. 109-135.
LEAL, Rodrigo José. Ambiente ecologicamente equilibrado, responsabilidade penal da pessoa jurídica e a regra da dupla imputação material: a jurisprudência do STJ em descompasso com a nova hermenêutica do STF. Disponível em:
LUISI, Luiz Benito Viggiano. Responsabilidade penal da pessoa jurídica: em defesa do princípio da imputação penal subjetiva. 2. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2010.
OLIVEIRA, William Terra de. Algumas questões em torno do novo direito penal econômico. Revista Brasileira de Ciências Criminais, São Paulo, v. 3, n. 11, p. 231-239, jul./set. 1995.
REALE JÚNIOR, Miguel. A lei de crimes ambientais. Revista Forense, Rio de Janeiro, v. 95, n. 345, p. 121-127, jan./mar. 1999.
ROCHA, Marcelo Hugo da. Do direito fundamental à educação inclusiva e o Estatuto da Pessoa com Deficiência. Revista dos Tribunais, São Paulo, v. 105, n. 963, p. 129-151, jan. 2016.
SANTOS, Juarez Cirino dos. A responsabilidade penal da pessoa jurídica. 2013. p.1-8. Disponível em:
SANTOS, Juarez Cirino dos. Direito Penal: parte geral. 3. ed. Curitiba: ICPC; Lumen Juris, 2008.
SARCEDO, Leandro. Compliance e responsabilidade penal da pessoa jurídica: construção de um novo modelo de imputação baseado na culpabilidade corporativa. São Paulo: LiberArs, 2016.
SARLET, Ingo Wolfgang. A eficácia dos Direitos Fundamentais: uma teoria geral dos direitos fundamentais na perspectiva constitucional. 12. ed. atual. e ampl. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2015.
SCHECAIRA, Sérgio Salomão. Responsabilidade penal de pessoa jurídica por dano ambiental. Revista de Estudos Criminais, Porto Alegre, v. 2, n. 8, p. 145-172, 2003.
SOUZA, Artur de Brito Gueiros. Atribuição de responsabilidade na criminalidade empresarial: das teorias tradicionais aos modernos programas de compliance. Revista de Estudos Criminais, Porto Alegre, v. 12, n. 54, p. 93-121, jul./set. 2014.
SZNICK, Valdir. Manual de direito penal: parte geral. São Paulo: Livraria e Editora Universitária de Direito, 2002.
TAVARES, Juarez. Direito Penal da Negligência: uma contribuição à teoria do crime culposo. 2. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2003.
WUNDERLICH, Alexandre. A responsabilidade penal por danos ambientais: do cenário atual à avaliação crítica ao modelo de imputação de entes coletivos e individuais trazidos pela Lei 9.608/1995 no Brasil. Revista Brasileira de Ciências Criminais, São Paulo, v. 23, n. 114, p. 203-221, maio/jun. 2015.